
Banquete da Morte
Luta e resistência dos índios Mongoiós em Vitória da Conquista
Este site faz parte do produto de TCC de Leilane Cristina Sversuti, para obtenção do diploma no curso de Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), sob orientação da Prof. Carmen Carvalho.
Aqui você irá conhecer sobre o passado de Vitória da Conquista por meio de uma grande reportagem em quadrinhos que irá contar este passado diante da visão dos índios remanescentes da comunidade Batalha e Ribeirão dos Paneleiros.

Saiba mais sobre o passado de Vitória da Conquista
Como chegamos até aqui
Vitoria da Conquista foi fundada em 1783 pelo ex-escravo João Gonçalves da Costa. O desenvolvimento do município carrega consigo um legado mitológico: o episódio denominado "Banquete da Morte", que retrata o extermínio dos índios no território do Sertão da Ressaca, garantindo a evolução do Arraial para se tornar uma cidade.
Este passado é muito disseminado no município, seja pela oralidade como pelos relatos escritos. Porém, a história da cidade vai muito além do tão conhecido banquete difundido pelos colonizadores.
Aqui trago a visão dos índios remanescentes deste passado que vivem em comunidades vizinhas à Vitória da Conquista. Vamos dar voz a estes que até então não obtiveram espaço para contar sobre a sua própria história de resistência que permanece ainda hoje. Preparados para essa grande viagem pelo passado?
Autora | Leilane Sversuti
Entre em contato via rede social ou deixe uma mensagem pelo formulário.
Formanda em Jornalismo pela UESB
Quadrinista e ilustradora
